Apoio familiar:





Co-dependencia familiar, o que é?

É todo membro de uma família (que tenha um dependente químico) e faz do sofrimento o motivo da vida. Sabe que não pode viver desta maneira e resolve encontrar uma maneira de controlar a situação. A vida torna-se um investimento emocional impossível. Toda a energia não basta.

 O processo de recuperação familiar inicia-se com a humildade. É necessário abrir mão da onipotência de acreditar que alguém pode mudar a vida do outro. O co-dependente precisa abrir mão dos mecanismos de defesa, compreender suas fraquezas, sentir perdas, elaborar lutos, atacar o problema e não o dependente. Tais comportamentos provocam o inicio da mudança, pois conferem a cada um a verdadeira dimensão do que pode fazer de suas responsabilidades e limitações.
A dor provocada pelo inicio do processo de recuperação da família deve ser sentida em toda a sua intensidade. É uma dor saudável que faz parte do processo.

O IVC trata a co-dependência através da terapia familiar com reuniões familiares realizadas 1 vez por semana durante todo o tratamento do paciente. O tratamento familiar é uma condição fundamental para o sucesso e efetividade do tratamento. As reuniões ocorrem na sede do IVC.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...