terça-feira, 16 de agosto de 2011

Homenagem à padroeira leva multidão às ruas


Devoção
Mesmo quem não pôde acompanhar o trajeto, por problemas de saúde ou pela idade avançada, deu um jeito de assistir à Caminhada passar. À medida que seguia em frente, mais e mais fiéis somavam ao cortejo. Eles vinham de todas as ruas, por todos os lados. Muitos enfeitaram as suas casas com balões, panos e fitas nas cores azul e branco.

A exemplo da aposentada Anélia Alves do Nascimento, 68, que montou um altar na porta de sua casa, na Rua Desembargador Hermes Parahyba, na Barra do Ceará. Emocionada, ela conta que todos os anos enfeita a casa. "Fico muito feliz de fazer esse altar para a passagem da santa. É uma festa de muito amor e emoção, a comunidade toda se reúne", diz.

A Avenida Leste-Oeste foi tomada por centenas de pessoas vestidas de azul e branco que fizeram um percurso de cerca de 11 Km para homenagear Nossa Senhora da Assunção
WALESKA SANTIAGO

Sua única lamentação era por este ano não poder acompanhar o trajeto, por causa de um problema nas pernas. Sua consolação era o carinho que recebia das pessoas que passavam. Muitos paravam para tirar fotos ou tocar a imagem. "Está muito lindo o seu altar", exclamou uma das devotas.

Arcebispo
Próximo à imagem de Nossa Senhora, dando ritmo a caminhada, estava o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques. O religioso destaca que a finalidade da festa é renovar e fortalecer a fé e a consciência cristã de toda a comunidade católica de Fortaleza, o que acontece observando o exemplo de Nossa Senhora no segmento de Jesus.

E acrescenta: "É também um momento público da consciência da presença cristã católica mariana no coração da cidade de Fortaleza, com a responsabilidade que temos vivendo a própria palavra de Jesus dissemos como cristãos exemplos: saúdo a terra luz do mundo dentro desta cidade, dando nossa colaboração pela nossa própria vida e pela união das nossas forças para o bem desta cidade, para que seja abençoada por Deus".

Teve gente que veio de longe, como o padre Hewaldo Trevisan, de São Paulo. O religioso, que pela primeira vez acompanhou a caminhada, se disse emocionado. "É uma bênção de Deus muito grande. Já participei de muitos eventos, fiz shows pelo Brasil, mas nunca vi algo semelhante, estou impressionado". O padre afirma que Fortaleza dá exemplo para o mundo de organização e fé. "Eu vejo no olhar de cada pessoa o seu carinho e amor a Maria".

Esforço
A agricultora Maria Geralda Xavier, 59, é outra que veio de longe para participar da Caminhada com Maria. Foram ao todo 210 Km de seu município Morrinhos até a Capital. "Vim só para acompanhar", afirma.

A Avenida Leste-Oeste ganhou nova feição com a Caminhada. A via ficou tomada por uma multidão vestida de branco e azul. "É o terceiro ano que faço a Caminhada para agradecer uma graça alcançada. Fiz uma cirurgia nos olhos e voltei a enxergar", ressalta a aposentada Auxiliadora da Silva, 68. Segundo estimativa da organização do evento, a 9ª edição da Caminhada com Maria contou com 1,8 milhão de fiéis.

LUANA LIMA-
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...