sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EUA: faculdade realiza testes nos alunos para detectar uso de drogas

Uma faculdade americana implantou um teste para detectar se os alunos estão envolvidos com drogas. Na Linn State Technical College, localizada em Missouri, Estados Unidos, começou a vigorar na quarta-feira uma política para descobrir quais são os alunos envolvidos com drogas. As informações são da agência AP.

Os testes detectam 11 tipos de drogas, incluindo maconha, cocaína e metanfetamina. Os estudantes que não 'passam' no exame podem permanecer na escola, porém devem fazer outro 45 dias mais tarde e participar de um curso de prevenção da droga. Os alunos que conseguem um resultado positivo no primeiro teste, mas no segundo são detectados, continuam o semestre e podem ser submetidos a outros, sem aviso prévio.

Os exames são realizados em todos os estudantes e custam US$ 50 - valor que é pago pelos alunos. Nos EUA, algumas instituições de ensino já aplicam o teste, mas não de forma generalizada como esta -eles costumam ser limitados a alunos que praticam esportes.

Os defensores da proposta, dirigentes da faculdade, alegam que os testes de drogas são necessárias para garantir a segurança do aluno em um campus onde o curso exige manutenção de aeronaves, reparação de motores pesados, tecnologia nuclear e outras tarefas perigosas.

Oposição

Os testes de drogas obrigatórios são tidos como contrários a liberdades civis. Há pessoas que dizem que a obrigatoriedade é uma violação constitucional, uma invasão de privacidade e alvo provável de ação judicial.

Entretanto, o advogado da Linn State Technical College diz que a política está dentro da lei. Ele observa que os testes de drogas para estudantes que trabalham com maquinaria pesada ou que estão em cursos da área da saúde não são incomuns.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...